Se você está achando que a vontade não vai acabar, saiba que vai sim, e mais rápido do que você pensa.

Eu terei vontade de fumar o resto da vida?

Esta Ă© uma dĂşvida que quase todos que param de fumar tem. Em uma das vezes que eu parei de fumar, acabei voltando justamente por nĂŁo querer sentir vontade de fumar, pelo o resto da minha vida. Esta foi a desculpa que eu arrumei naquela tentativa, para voltar a fumar.

Realmente, até quem nunca fumou fala que quem para de fumar, sente vontade de fumar o resto da vida, e o ex-fumante que está tendo as suas crises de abstinência, acaba acreditando que a vontade de fumar, realmente, nunca terá fim.

Pode ter certeza, TEM FIM SIM!!!

O vício da nicotina é realmente muito forte, porém “vontade” nós temos de coisas boas e definitivamente, fumar não é uma destas coisas. As pessoas fumam porque são viciadas em nicotina, e aí já começamos a tirar a palavra “vontade” deste post, porque sinceramente, vontade não tem nada a ver com “dependência química”, que é a “vontade” que as pessoas falam por aí.

Se você não leu ainda, veja como é a vida de um fumante no post do Dia 412, e depois escreva aqui embaixo, se você tem vontade de voltar para aquele loop infinito fétido, que o fumante não consegue sair.

Pois bem, tirando o cigarro do lugar do gosto e colocando ele no lugar correto, que é o da dependência química, temos que pensar agora em quanto tempo está droga vai te incomodar, requisitando mais uma dose.

Geralmente, as pessoa que param de fumar, maximizam os sintomas que estão sentindo “hoje”, acreditando que cada dia é o pior dia que está passando. Muitas vezes, vejo as pessoas com mais de um mês e meio sem fumar, afirmando que “agora” as crises de abstinência realmente estão muito mais fortes, porém, isto é só a sua percepção, que por estar sentindo “agora”, a abstinência parece maior do que realmente ela é.

Eu já perguntei para alguns ex-fumantes nesta condição, se o que eles estavam sentindo realmente era mais forte que na primeira ou na segunda semana que eles pararam, e eles caiam em si e realmente afirmavam. Sim, agora com toda a certeza, está mais fraco que antes.

O vício físico da nicotina, é realmente forte até a terceira ou quarta semana, ficando cada vez mais fraco a cada dia que passa após este período e praticamente sumindo, após 3 meses.

Quando a pessoa chega aos 3 meses sem fumar, ela começa a passar vários dias sem nem lembrar mais de cigarro, mas passando isto, há o vício psicológico, que é o que geralmente faz as pessoas voltarem a fumar. Eu já escrevi sobre isto no Dia 401.

O livro 1Como parar de fumar sem sofrimento chama este vício psicológico de “pequena voz” e o Allen Carr, em seu livro 2O método fácil de parar de fumar, chama de “lavagem cerebral”, e independente de como eles chamavam, todos os dois tratam deste vício informando para o fumante, o que é exatamente o vício do cigarro, e retirando todo o romantismo (Dia 165) que os fumantes tendem a ter na sua memória.

Este vício psicológico tem que ser tratado, porque senão, você que parou de fumar, fatalmente fará parte da estatística que 90% dos fumantes que tentam parar, acabam voltando a fumar em até um 1 ano.

O vício psicológico não tratado, justifica a discrepância de 50% das pessoas que fazem tratamento com equipe multidisciplinar para parar de fumar e tem êxito, contra apenas 5% dos fumantes que param de fumar por conta própria, que realmente conseguem se manter sem fumar.

A presença de um psicólogo dentre todos os outros médicos ali presente nesta equipe multidisciplinar, faz toda a diferença, tendo em vista que este profissional, além de todo o tratamento efetuado, trabalha também o ponto de vista que um ex-fumante tem de seu vício, e o adapta para um ponto de vista mais adequado.

Há também a fase que o fumante está (Dia 411), e esta fase faz toda a diferença, tendo em vista que se o fumante não estiver na fase decisiva, provavelmente não se manterá longe do vício por muito tempo.

Assim, quando eu recomendo a leitura de alguns livros, é porquê eles nos fazem realmente modificar a forma de pensar no vício e sentir “vontade”, pois tenta nos mostrar que a “vontade” de fumar é só dependência química mesmo e ajuda até a modificar a fase em que o fumante está (Dia 411).

Após o vício físico sessar, após uns 3 meses mais ou menos, o fumante “lembrará do cigarro”, e isto não quer dizer que ele quer fumar e sim, que ele passou muito tempo fumando e que muitas coisas fazem ele recordar do cigarro, só isto. Com o tempo, até estas lembranças vão dispersando.

Já parou de fumar? Está se preparando? Conte em qual estágio está aqui nos comentários.

Bora realizar todos os nosso sonhos.

Força aí!!!

Falando sobre o cigarro.

Sem pensar em cigarro hoje.

#acordeiatempo

Isto nĂŁo me pertence mais.

VitĂłria

#NĂŁoZereOApp

Desde 18 de março de 2019:

416 dias sem fumo,

16677 cigarros abaixo,

R$ 8.756 e 69d, 11:42 salvo!

#rumoaos500

Se vocĂŞ acredita que algum amigo seu possa ver estes meus relatos de um dia sem cigarro e criar coragem para me acompanhar, envia o link deste Blog para ele.

Quem sabe, ele não queira ficar “SEM SENTIR VONTADE” comigo e somar mais um nesta guerra.

Minha noite de sono

Esta noite eu dormi no total 5h 41min, com 02h 19min na soma de “Sonolento/Repousando” e “Sono Profundo”. Os batimentos cardíacos médios ficaram em 74bpm e a média de ruído foi de 36dB.

Amanhã será melhor.


Assine a newsletter e me siga nas redes sociais para receber lembrete toda a vez que houver conteĂşdo novo aqui no blog.

Se houver alguém que você conheça que possa gostar deste conteúdo, envie um link deste blog para ela, tem um menu de compartilhamento abaixo.

Até amanhã.

『Bora para o 411° Dia』

  1. EDIÇÕES LEBOOKS, Como parar de fumar sem sofrimento. A venda em: https://amzn.to/2xAVoLP. 1ÂŞ Edição – 2017. Ă€ venda https://amzn.to/2xAVoLP ↩
  2. CARR, Allen. O mĂ©todo fácil de parar de fumar: o programa mais bem-sucedido do mundo para quem deseja abandonar o cigarro!/ Allen Carr; tradução de Simone Lemberg Reisner. – 2ÂŞ ed. – SĂŁo Paulo: Bazar Editorial, 2017. ↩