Quando a vontade de fumar acaba? Esta é uma das grandes perguntas de quem para de fumar.

Quando a vontade de fumar acaba?

Sempre que eu entro em algum grupo de pessoas que param de fumar, vejo pessoas que estão tendo suas crises de abstinência e se perguntando: Quando esta vontade de fumar vai acabar?

Eu mesmo já tive uma recaída por conta deste questionamento (na época, sem resposta), pois quando fica insuportável à vontade de fumar, nosso discernimento nem sempre nos ajuda a pensar corretamente. Nesta tentativa, acabei por realmente acreditar que isto nunca irá acabar e tive a minha recaída.

Como tudo o que fazemos por várias vezes, geralmente aprendemos e melhoramos, desta última vez que parei, óbvio que eu tive muita vontade de fumar, óbvio que passou pela minha cabeça que isto tudo nunca iria acabar nunca, óbvio que por vezes me ví imaginando como seria eu indo comprar cigarro e voltando a fumar, porém, com a experIência que ganhei com cada recaída, acabei por descobrir que acaba sim esta vontade de fumar e isto depende muito da nossa postura frente ao momento que estamos passando.

Parando de fumar várias vezes, aprendendo com as minhas experiências e pesquisando um pouco também, percebi que esta “vontade de fumar” nada mais é que um dos sintomas da crise de abstinência, que todos que fumam terão, quando deixarem de fumar.

A vontade de fumar é um dos efeitos das crises de abstinência, e na realidade, você não está com vontade de fumar especificamente e sim, querendo colocar um fim neste sofrimento, que você sabe que acendendo um cigarro, acabará como um passe de mágica.

Gradativamente, ao ponto que seu corpo começa a deixar de solicitar as substâncias que à tantos anos você coloca para dentro do seu corpo, várias vezes por dia, a “vontade de fumar” vai diminuindo.

Agora, você vai falar que isto não é crise de abstinência e sim, que quer aspirar a fumaça, ter o cigarro entre os dedos e fazer parte daquele grupo social que sempre fez, com o cigarro na mão e que isto não tem nada a ver com a abstinência e sim, de uma grande é vontade de fumar.

Ok, entendo a sua linha de raciocínio, porém acredito que enquanto você não acordar e dizer que realmente você é viciado e que esta vontade de fumar é o vício que você tem pela droga retirada do seu organismo a pouco, você continuará sendo um viciado em pausa, aguardando um bom motivo para conseguir voltar a fumar.

Muitas pessoas, mesmo após 10 anos sem cigarro, acaba fraquejando e voltando a fumar porque não consegue entender que a “vontade de fumar” está ligada a memória de boas recordações que você viveu enquanto fumava, e não exatamente de ter fumado naquelas situações.

O cigarro em si somente está nesta memória agradável porquê naquela época você fumava. Não foi o cigarro que te deu aquela sensação e sim, a experiência como um todo. Caso nesta época você já tivesse começado a acumular experiências sem o cigarro, provavelmente sua recordação seria tão boa quanto, porém sem o cigarro.

Falei sobre acumular experiências sem cigarro no Dia 267 e são estas experiências, misturado com a indignação pelo poder de vício desta droga que te fará continuar longe do cigarro pelo resto da sua vida.

NÃO É “VONTADE DE FUMAR” . É SÓ VÍCIO MESMO!!!!

A nicotina tem um poder de viciar quem a utliza de uma forma muito poderosa. Todos os dias morrem muitas pessoas sem conseguir largar este vício, mesmo sabendo que o cigarro lhe matará em pouco tempo, tamanho é o poder de dependência que o cigarro impõe sobre os fumantes.

Desta forma, quando você sentir “vontade de fumar”, fique indignado com a condição imposta a você pela industria do tabaco. Com o passar dos dias sem fumar, com certeza cada vez mais, você lembrará menos de fumar e consequentemente, “esquecerá” disto.

Geralmente, vejo que as pessoas começam a ficar melhor, sem lembrar todos os dias do cigarro, do segundo para o terceiro mês que para de fumar. Após isto, geralmente vejo até gente falando que lembra do cigarro, mas sinceramente, é uma condição completamente administrável e normal.

Por isto digo que a indignação que vai te deixar longe das recaídas. Enquanto você romantizar o período que fumava e deixar uma “boa memória” do período em que fumou gravada na sua memória, desejará cada vez mais estes momentos novamente. Escrevi sobre isto no Dia 165.

Troque esta boa recordação do cigarro por indignação. Fique muito bravo quando lembrar que era viciado, completamente preso a está droga, que saia para comprar cigarro de madrugada caso acabasse, que ficava complemente inquieto quando estava em algum lugar que não poderia fumar, em quantas vezes deixou seu parceiro esperando na mesa do restaurante enquanto você saia do restaurante para fumar, do CONSTANTE fedor das suas mãos, do cheiro da sua roupa, do seu hálito podre de cigarro, do segurança pedindo para você fumar fora da área coberta, daquele banco de carro novinho e queimado, etc. Fique bravo, não lhe faltará motivos com toda a certeza.

Ao substituir suas recordações, com certeza a sua vontade de fumar deixará de ser presente muito mais rápido e com certeza isto te livrará de uma recaída.

Já parou de fumar? Está se preparando? Conte em qual estágio está aqui nos comentários.

Bora realizar todos os nosso sonhos.

Força aí!!!

Falando sobre o cigarro.

Nem pensei em cigarro hoje. Graças a Deus, tudo ok.

#acordeiatempo

Isto não me pertence mais.

Vitória

#NãoZereOApp

Desde 18 de março de 2019:

369 dias sem fumo,

14786 cigarros abaixo,

R$ 7.763 e 61d, 14:36 salvo!

#rumoaos500

Se você acredita que algum amigo seu possa ver estes meus relatos de um dia sem cigarro e criar coragem para me acompanhar, envia o link deste Blog para ele.

Quem sabe, ele não queira ficar “COM VONTADE DE FUMAR” comigo e somar mais um nesta guerra.

Minha noite de sono

Esta noite eu dormi no total 4h 07min, com 01h 15min na soma de “Sonolento/Repousando” e “Sono Profundo”. Os batimentos cardíacos médios ficaram em 57bpm e a média de ruído foi de 35dB.

Amanhã será melhor.


Assine a newsletter e me siga nas redes sociais para receber lembrete toda a vez que houver conteúdo novo aqui no blog.

Se houver alguém que você conheça que possa gostar deste conteúdo, envie um link deste blog para ela, tem um menu de compartilhamento abaixo.

Até amanhã.

Bora para o 371° Dia