Somente um cigarro não fará mal nenhum. Não caia nesta.

Recaída

Incrível como vemos as pessoas relatando como foram as suas recaídas. Quem nunca fumou, ou melhor, quem nunca parou de fumar, não tem a menor idéia de como são verdadeiras estas propostas que nosso cérebro cria para fazer com que nós voltemos a fumar.

Eu já voltei a fumar de várias modos, com cigarro mesmo, com cachimbo, com cigarrilhas e acredite, sempre que paramos de fumar, vem uma nova forma ou algum ato falho que nos tenta fazer voltar a fumar.

Quando eu parei de fumar desta última vez, eu criei este blog e consequentemente, tornei esta tentativa pública, o que ao meu ver me fez ter uns 80% de chance a mais de não recair. Acredito que não conseguiria lidar com o sentimento de derrota tendo uma recaída em público. Geralmente, quem tem um blog com um símbolo de proibido fumar no topo não fuma.

Outra coisa que para mim fez todo o sentido foi voltar a correr, também usando o blog para publicar e também a “criação da minha primeira corrida” que foi uma corrida de 16km corrida no Dia 174. Eu simplesmente tive que correr 3 vezes por semana por vários meses até que eu conseguisse fazer esta corrida de 16km e assim, perceber que eu poderia correr a distancia que eu quisesse, contanto que eu treinasse antes.

Todos estes treinos e também a pratica da corrida como um todo, não combina com uma pessoa que fuma.

Vendo pelo lado financeiro, seja porque eu gastava bastante dinheiro com cigarro ou pelo fato de eu ver meu dinheiro literalmente sendo queimado, eu comecei a investir todo o dinheiro que eu não fumei. Isto pode até parecer besteira hoje que tem pouco dinheiro investido, porém daqui a alguns anos, a quantia investida certamente será grande e isto me fará ter mais orgulho ainda de ter largado este vício.

Bem, quem fuma gasta dinheiro dinheiro com cigarro e eu invisto o dinheiro não queimado, logo, o investimento de cinzas só é possível por um não fumante.

A minha vida fora deste blog também modificou bastante. Retirei aqui de casa minha coleção de cachimbos, caixas de cigarrilhas, charutos, cigarros de cravo, cigarro de menta, cigarro normal, etc, etc, etc. Eu tinha várias coisas que nem me tocava que iria fazer eu voltar a fumar (como sempre fizeram). Desta forma, como eu havia parado de fumar e não tinha e nem tenho a intensão de voltar, não precisarei de mais nada disto. Quem não fuma não tem cigarro, isqueiro, charuto, cachimbo, nada disto.

Modifiquei a minha rotina diária, como acordar, ligar a cafeteira e já ir para a janela acender um cigarro enquanto era preparado o café. Fumava outroS cigarroS com o café em mãos e ia intercalando as atividades da manhã com mais uma porrada de cigarroS.

Coloquei para mim que abrir a janela de manhã cedo quando eu acordava, não era legal. Eu não precisava tomar aquele choque térmico logo cedo. Comecei a dizer para mim mesmo que não precisava mais me pendurado na janela para fumar. (Invertendo o sentimento que seria de perda para um sentimento positivo). Quem não fuma não fica pendurado na janela para fumar.

Também parei de frequentar com tanta frequência a varanda que geralmente estava lá todos os dias fumando.

Comecei a ficar cada vez mais empolgado com o tempo que eu não gastava mais tendo que parar o que eu fazia para poder fumar, o tempo que eu poderia ficar dentro de lugares sem me preocupar com o cigarro, em conversar mais próximo das pessoas afinal de contas não tinha mais hálito de fumante, etc.

O sentimento de orgulho próprio por eu ter parado de fumar está todos os dias sendo alimentado e mesmo vendo várias pessoas fumando, coloco na minha mente que eu estou livre desta prisão, como descrito na minha meta parar de fumar.

Então saiba que parar de fumar não é fácil, e sim, o seu cérebro inventará uma forma irresistível para você voltar a fumar, seja bebendo com amigos, ficando nervoso no transito, brigando com pessoas, enfrentando um divórcio, ficando desempregado, etc. O impossível vai acontecer e o teu cérebro vai te mostrar de uma forma bem convincente que voltar a fumar pode ser uma boa idéia, por mais que você saiba que não é.

Sempre vejo pessoas falando que conhecem alguém que só fuma quando bebe ou só fuma de final de semana. Aceite que você é viciado e você não fuma por lazer e sim por vício. Desta forma, não pense que você conseguirá fazer como esta pessoa e fumar “só em determinadas situações” porque isto não irá acontecer.

Sinceramente, agora que você já está limpo, que você bebe e sente o gosto da bebida, que sai de casa com perfume e consegue conversar “dentro” do lugar que você escolheu ir sem ter que ficar saindo, esta dizendo para mim que fumar quando bebe é vantagem. Você está louco????

Não romantize o tempo que você fumou. Fumar não é gostoso, não é legal, não te deixa mais bonito, não te deixa mais calmo, não te deixa mais atraente. É só um vício. Pergunta para uma pessoa não fumante se ela prefere você fumando ou sem fumar e veja a resposta.

Se você quer parar de fumar e não voltar mais, a primeira coisa que é necessária é querer parar de fumar. A segunda é se programar para parar de fumar e a terceira é incorporar o que você quer que no caso é ser um não fumante. Desta forma, quando você estiver pensando em determinada bobagem, pergunte-se se uma pessoa que não fuma gostaria de fazer isto. Você tem que começar a agir como um não fumante, senão nunca será um.

Auxilie-se preparando o ambiente e modificando seus hábitos, pois desta forma você irá se expor a menos gatilhos que o levaria a fumar. No livro 1Hábitos Atômicos ele ensina que o autocontrole é uma estratégia de curto prazo. Se você modificar o ambiente e o seu comportamento fazendo com que você não lembre de fumar, terá que utilizar por pouco tempo a estratégia do autocontrole.

Se tudo o que você fizer lhe lembrar do cigarro, você tem que modificar o ambiente, o circulo de amizade, etc. Algo tem que ser feito para que quando o autocontrole acabar, você não receba tantos estímulos e se lembre de fumar.

Orgulhe-se por conseguir parar de fumar, a grande maioria das pessoas que tentam parar não conseguem.

Não adianta nós tentarmos nos enganar, um cigarro faz com que tudo seja perdido.

Viva como um não fumante.

Bora realizar todos os nosso sonhos.

Força aí!!!

Meta 01ª Meia Maratona – 99 Dias – Semana 02/12 – Treino 07/64 – 035/380km

O treinador inseriu um treino por semana do app NTC (Nike training Club) no treinamento para a minha primeira meia maratona.

Hoje estava previsto eu treinar o “Dominando o básico”.

Realmente, um dos grandes motivos que eu escolhi o app da Nike para me treinar para esta meia maratona era porque ele se moldava ao meu treinamento e meu corpo.

Pois então, na semana passada o eu fiz um treino de meia hora muito pesado. Esta semana, percebendo que meu corpo não estava aguentando, a Nike além de diminuir o treino longão ainda colocou este treinamento mais leve.

#acordaevai

#treinopago

#primeirameia

Falando sobre o cigarro.

Já falei bastante hoje sobre recaída, acho que está bom.

#acordeiatempo

Isto não me pertence mais.

Vitória

#NãoZereOApp

Desde 18 de março de 2019:

304 dias sem fumo,

6088 cigarros abaixo,

R$ 3.044 e 25d, 08:48 salvo!

#rumoaos365

Se você acredita que algum amigo seu possa ver estes meus relatos de um dia sem cigarro e criar coragem para me acompanhar, envia o link deste Blog para ele.

Quem sabe, ele não queira ficar “SEM RECAIDAS” comigo e somar mais um nesta guerra.

Minha noite de sono

Esta noite eu dormi no total 5h 44min, com 01h 13min na soma de “Sonolento/Repousando” e “Sono Profundo”. Os batimentos cardíacos médios ficaram em 60bpm e a média de ruído foi de 40dB.

Amanhã será melhor.


Assine a newsletter e me siga nas redes sociais para receber lembrete toda a vez que houver conteúdo novo aqui no blog.

Se houver alguém que você conheça que possa gostar deste conteúdo, envie um link deste blog para ela, tem um menu de compartilhamento abaixo.

Até amanhã.

Bora para o 306° Dia

  1. Hábitos Atômicos: Um Método Fácil e Comprovado de Criar Bons Hábitos e Se Livrar dos Maus / James Clear. – Rio de Janeiro : Alta Books, 2019