Me preparar para parar de fumar fez toda a diferença.

Se prepare e facilite o resultado

NĂŁo Ă© novidade que eu sempre preguei aqui que vocĂȘ criar e executar a meta Parar de Fumar faz com que vocĂȘ facilite e muito a parada com este vĂ­cio.

Muitos me perguntam: VocĂȘ nĂŁo utilizou nada para parar de fumar? Foi na cara e na coragem?

Sim, eu nĂŁo utilizei nada, sĂł me planejei.

A grande maioria das pessoas fumam por diversos anos e na hora de parar de fumar, acorda e diz: NĂŁo vou mais fumar.

Eu nĂŁo sou dono da razĂŁo e estou aqui relatando somente o que funcionou comigo, dentro da minha limitação de conhecimento que tinha na Ă©poca e que tenho agora. Isto nĂŁo quer dizer que vocĂȘ tenha que fazer igual, mas se for fazer, o caminho com todos os espinhos e balĂ”es coloridos estĂĄ sendo descrito neste diĂĄrio, diariamente.

O vĂ­cio de parar de fumar Ă© composto por diversos tipos de vĂ­cios, e eles estĂŁo todos completamente ligados quando vocĂȘ simplesmente para de fumar de uma vez.

SerĂĄ que nĂŁo Ă© mais fĂĄcil ir desligando ou pelo menos, enfraquecendo eles antes de parar?

Quando eu escrevi a minha Meta parar de fumar, eu coloquei no papel diversas coisas, mas primeiro eu me forcei a fumar 1 maço por dia e a cada 5 dias eu tirei 4 cigarros. (Item 5 da meta)

Com isto, diminui de um maço de cigarros por dia para 5 cigarros por dia em 26 dias, fazendo com que eu passasse voluntariamente por algumas coisas:

  • Passei vontade de fumar enquanto ainda fumava; (isto começou a exercitar o meu autocontrole)
  • Ganhei responsabilidade e tentei encontrar prazer em viver a jornada; (eu poderia viver este processo bem ou mal)
  • Mesmo fumando, diminuĂ­ e muito a compulsĂŁo; (eu nĂŁo tinha cigarro o suficiente para fumar o quanto eu quisesse)
  • Comecei a viver como nĂŁo fumante enquanto eu ainda era fumante; (dependendo da onde eu ia, nem levava cigarro pois nĂŁo poderia fumar devido a limitação da quantidade)
  • Comecei a sentir os sintomas da parada do vĂ­cio antes de realmente parar de fumar; (e quando eu realmente parei de fumar, jĂĄ estava meio que acostumado com o processo que jĂĄ havia se iniciado pouco a pouco antes)
  • Eu estipulei a quantidade de cigarros que iria fumar no dia e realmente sĂł tinha aqueles cigarros; (ao acordar colocava no maço somente os cigarros que eu poderia fumar naquele dia)
  • Comecei a perceber que “vontade de fumar” na realidade nĂŁo era vontade e sim falta de droga no corpo. (com esta constatação, podemos racionalizar o vĂ­cio sabendo que todos aqueles sintomas vĂŁo acabar)

Como jå dito, antes de parar de fumar eu jå estava começando a ter as modificaçÔes no meu humor, jå estava pensando em cigarro desesperadamente e fui me acostumando a isto. Eu estava fumando tão pouco (para mim) que eu jå estava sentindo tontura quando acendia um cigarro e o fumava.

Como eu havia decidido parar de fumar, não tinha muita opção a não ser me sujeitar ao que eu tinha programado. Ao acordar por exemplo, eu fumava uns 2 ou 3 sem nem perceber que estava fazendo isto. Com a diminuição, fumava um e me coçava para não fumar mais, pois não teria muitos outros cigarros para o resto do dia.

Quando fui chegando por volta dos 10 cigarros, comecei a dividir por perĂ­odo os cigarros, como por exemplo 3 cigarros de manhĂŁ, 3 a tarde e 4 a noite.

Assim, para quem sempre fumou 2 ou 3 maços, fumar 5 cigarros num dia é tão ruim que acredito que não fumar é até melhor.

Passei pelos 26 dias de diminuição da seguinte forma:

Analisando estes dias, no primeiro dia fumei 2 a mais e no penĂșltimo dia fumei 1 a mais. Ok, nĂŁo foi certinho, mas o compromisso estava lĂĄ sendo executado. TambĂ©m, houve vĂĄrios dias que fumei cigarros a menos, as vezes, muito a menos, tipo no dia 02/03/2019 que fumei 09 cigarros sendo que o previsto era 16.

Nestes dias que eu comecei a diminuir, eu fiquei muito bravo comigo mesmo, percebendo o quanto eu era dependente e o quanto eu estava tendo que me controlar para me manter como programado.

Me senti enganado, tendo em vista que sempre disse que gostava de fumar e estava perdendo que o “gostar de fumar” nada mais era que a dependĂȘncia quĂ­mica, psĂ­quica, comportamental e espiritual (para quem acredita) que eu tinha com o cigarro.

Assim todos os dias fui diminuindo como programado até que chegou o grande dia e eu parei de fumar.

Na minha forma de ver, simplesmente foi a melhor forma de se parar de fumar que eu poderia ter feito e sinceramente, funcionou muito bem.

Com certeza, o que realmente ajudou foi a modificação da forma que eu via as coisas. Quando fumamos, temos o medo de sair do “quentinho”, temos medo de perder a rotina “horrorosa” de viciado, deixar de ser “fedido” e começar tudo novamente, de uma forma melhor.

Para chegar o novo, o velho tem que sair e eu DECIDI que iria parar de fumar. Parece chavĂŁo falar isto, mas liberta e muito. Quando vocĂȘ estĂĄ naquele estado ruim, sofrendo com a fissura, nĂŁo tem muito o que pensar, vocĂȘ decidiu mudar. Isto faz com que vocĂȘ atĂ© pare de se lamentar. VocĂȘ fala orgulhoso que parou de fumar e nĂŁo com dĂșvida ou medo da recaĂ­da.

Assim, quando eu escrevi a meta, eu fui ganhando o “PROPÓSITO”, que jĂĄ falei no dia 173. Acredito tambĂ©m que o propĂłsito decidirĂĄ se vocĂȘ terĂĄ ou nĂŁo recaĂ­da. Muitas pessoas que eu vejo tendo recaĂ­da, percebo que falta propĂłsito, ou a idĂ©ia fixa, ou ainda, o GRANDE MOTIVO que farĂĄ com que vocĂȘ “NÃO SE PERMITA VOLTAR”.

TambĂ©m tem o seguinte, facilitar o certo e dificultar o errado ajuda bastante a vocĂȘ ter ĂȘxito na parada de fumar. Eu escrevi sobre isto no dia 185.

Independente de quanto tempo vocĂȘ precisar para se preparar, crie a meta e a execute. Se permita fumar da forma programada por este perĂ­odo, vocĂȘ jĂĄ fumou por tantos anos e vocĂȘ estĂĄ engrossando a casca neste tempo, se preparando para largar o vĂ­cio de forma muito mais fĂĄcil.

Mais duas coisas, viva o caminho. NĂŁo simplesmente passe por ele, veja tudo o que vocĂȘ estĂĄ enfrentando e racionalize o suficiente para nĂŁo querer mais passar pelo menos processo novamente. VIVA A SUA META

E a por Ășltimo, comemore cada conquista. Crie nesta meta, alguns pontos de comemoração, baixe o app Quitnow!, lĂĄ tem um pessoal bacana e sempre alguĂ©m te ajudarĂĄ se vocĂȘ precisar de algo, alĂ©m de te dar um monte de “conquistas” para vocĂȘ comemorar. Grave “Mensagens para o futuro” (escrevi sobre isto no dia 24, elas te dĂŁo de vez em quando uma mensagem gravada por vocĂȘ que realmente, te levanta num dia ruim.

Assim, bora ajudar quem quer parar de fumar compartilhando com quem possa ter algum benefĂ­cio com este conteĂșdo.

Força aí!!!

Falando sobre o cigarro.

Escrevendo este post lembrei que fiquei com ódio do cigarro neste período. Realmente, fiquei muito puto ao cair na real e perceber que o vício tem tantos “braços”, se fazendo irresistível para o fumante.

#acordeiatempo

Isto nĂŁo me pertence mais.

VitĂłria

#NĂŁoZereOApp

Desde 18 de março de 2019:

246 dias sem fumo,

4933 cigarros abaixo,

R$ 2.467 e 20d, 13:18 salvo!

Se vocĂȘ acredita que algum amigo seu possa ver estes meus relatos de um dia sem cigarro e criar coragem para me acompanhar, envia o link deste Blog para ele.

Quem sabe, ele não queira ficar “ME PREPARANDO” comigo e somar mais um nesta guerra.

Minha noite de sono

Esta noite eu dormi no total 6h 32min, com 02h 16min na soma de “Sonolento/Repousando” e “Sono Profundo”. Os batimentos cardĂ­acos mĂ©dios ficaram em 56bpm e a mĂ©dia de ruĂ­do foi de 35dB.

O app AutoSleep acrescentou o “RuĂ­do Ambiental” ao relatĂłrio do sono. Comprei este app jĂĄ a bastante tempo e para mim ele Ă© o melhor e mais bonito de todos.

#valecadacentavo

AmanhĂŁ serĂĄ melhor.


Assine a newsletter e me siga nas redes sociais para receber lembrete toda a vez que houver conteĂșdo novo aqui no blog.

Se houver alguĂ©m que vocĂȘ conheça que possa gostar deste conteĂșdo, envie um link deste blog para ela, tem um menu de compartilhamento abaixo.

Até amanhã.

『Bora para o 248° Dia』