Ontem eu escrevi sobre se planejar para parar de fumar. Hoje, vamos falar sobre dar um ponta pé inicial.

A importância do primeiro passo

Se há algo importante a ser feito isto é o primeiro passo. Ontem escrevi sobre como podemos nos programar para parar de fumar e a programação, o planejamento, podem e “na minha opinião’, devem ser os seus primeiros passos, caso queira realmente parar de fumar.

Isto serve para qualquer coisa na nossa vida, seja investimentos, acordar mais cedo, estudos, qualquer coisa.

Com o primeiro passo, que geralmente é o mais difícil, saímos da inércia e desta forma, os próximos passos, já estarão embalados e vão sendo mais naturais.

Depois do primeiro passo, começa a ser mais difícil parar, porquê o carro já entrou em movimento. Se depois do primeiro passo você simplesmente não fizer mais nada, é normal este carro andar mais um pouco sozinho, antes de parar.

Vou falar em outro dia sobre a importante de tornar mais fácil a execução das coisas mais importantes, mas somente para adiantar, se você der o primeiro passo em uma decida, provavelmente a maioria dos próximos passos serão muito mais naturais, dificultando assim, a desistência da atividade escolhida.

Se começarmos a pensar desta forma, a cada coisa que decidirmos começar a fazer, começaremos a planejar a execução, e isto ficará cada vez mais automático, por exemplo:

Quero lavar um carro, vamos ver os passos para conseguir fazer esta tarefa:

  1. Estacionar o carro;
  2. Montar a lavadora;
  3. Pegar todos os produtos que serão utilizados;
  4. Enxaguar o carro;
  5. Dar um banho de espuma;
  6. Esfregar;
  7. Retirar todo o sabão;
  8. Secar o carro;
  9. Etc.

Assim, as primeira coisa que devemos fazer para conseguir lavar o carro é estacionar o carro no local apropriado. Você até pode realizar os outros passos, porém. Por mais que haja a lavadora montada e todos os produtos à disposição, sem o carro estacionado no local próprio, você não conseguirá enxaguado e dar continuidade ao trabalho.

Da mesma forma é quando paramos. Eu vejo muita gente que depois de uma semana sem fumar, tem uma crise de abstinência e simplesmente volta a fumar porque se pergunta o porque está fazendo aquilo e ela não tem o seu objetivo claro na ponta da língua, por falta de escrever a sua meta, passo 01 desta empreitada, na minha opinião.

E mais, somente por ter planejado antes de parar, fica muito mais fácil porque a ação de planejar que é o passo um, já me dará clareza para eu poder executar todas as demais etapas, sem ter que pensar e escolher os próximos passos numa hora menos apropriada, como por exemplo, tendo uma crise de abstinência e escolhendo se deve ou não voltar a fumar.

Desta forma, observando lá na minha META PARAR DE FUMAR, que foi o meu primeiro passo, você acha que eu tinha que pensar se eu deveria ou não diminuir 4 cigarros naquele dia específico ou deixar para a semana que vem. Você acredita que eu tenho hoje que pensar se deveria investir ou não o dinheiro quando começasse o mês. Não, o trabalho desta decisão já foi tomado lá atrás no passo um e serve para eu poder conseguir ter clareza na execução. Se algo está dando errado a ponto de não conseguir executar o planejado, você deverá melhorar o planejamento, ajustando-o, porém, é para ajustar e não abandonar. 😉

Desta forma, se você quiser parar de fumar e acreditar que escrever uma meta parecida com a que eu escrevi, pode ser uma boa opção, faça isto e conte aqui depois, será ótimo.

Dê o se primeiro passo que é o mais difícil. Geralmente, caso você realmente queria executar a meta, depois do primeiro passo, os próximos passos vão vindo automaticamente e geralmente, são bem mais fáceis.

Força aí.

Falando sobre o cigarro.

Festa, cerveja, churrasco, muitos fumantes e eu não estou nem aí para o cigarro.

Graças a Deus, a causa é forte e a programação foi bem feita.

Isto não me pertence mais.

Vitória

#NãoZereOApp

Desde 18 de março de 2019:

179 dias sem fumo,

3599 cigarros abaixo,

R$ 1.800 e 14d, 23:54 salvo!

Se você acredita que algum amigo seu possa ver estes meus relatos de um dia sem cigarro e criar coragem para me acompanhar, envia o link deste Blog para ele.

Quem sabe, ele não queira ficar “SAINDO DA IMOBILIDADE” comigo e somar mais um nesta guerra.

Minha noite de sono

Esta noite eu dormi no total 7h 10min, com 02h 32min na soma de “Sonolento/Repousando” e “Sono Profundo”. Esta noite foi melhor que as outras. Os batimentos cardíacos médios ficaram em 54bpm.

Amanhã será ainda melhor.


Assine a newsletter e me siga nas redes sociais para receber lembrete toda a vez que houver conteúdo novo aqui no blog.

Se houver alguém que você conheça que possa gostar deste conteúdo, envie um link deste blog para ela, tem um menu de compartilhamento abaixo.

Até amanhã.

Bora para o 181° Dia