Na continuidade da série Brasil sem cigarro, vamos ver o que ocorreu no segundo episódio.

Submeta 15km – 121 dias – Dia de descanso

Hoje é dia de descanso

Série Brasil sem cigarro

Hoje foi o dia do segundo episódio.

Eu assisti o vídeo publicado no Youtube pelo canal do Centro de Apoio ao Tabagismo, no vídeo 1CAT_ Drauzio Varella e o Brasil Sem Cigarro 2/6.

Neste segundo episódio, os três participantes ainda fumavam.

O Dr. Drauzio Varella, fez uma avaliação física simples com cada personagem.

A Camila teve que correr 1,5 km, que correspondia a quantidade de cigarros enfileirados que ela fumou naquele ano.

O Carlos teve o desafio de caminhar 6km, que corresponde a 57 vezes o comprimento do Maracanã e também corresponde a distância do trabalho até a sua casa, ou seja, voltou a pé para casa.

A Cristiane teve o desafio de subir a escadaria do edifício COPAN, em São Paulo, que tem 115 metros de altura e 35 andares.

A Camila que tinha o objetivo de correr 1,5km, correu somente 500 metros. A Cristina que tinha que subir os 35 andares, subiu somente 6 andares e parou. O único que conseguiu cumprir com o desafio, foi o Carlos, que chegou em casa caminhando.

Após a avaliação física, foi medido o nível de monóxido de carbono no pulmão dos participantes.

  • Camila – 16 ppm
  • Cristina – 8 ppm
  • Carlos – 26 ppm

O Carlos que foi o grande ganhador, teve a experiência de ver um pulmão de um não fumante e um outro de um fumante num hospital e conseguiu ver a diferença e tirar a seguinte dúvida:

Se eu parar de fumar, meu pulmão volta ao que era antes de fumar?

R: Não, exatamente como se não tivesse fumado, não. Porém, se para de fumar, você consegue recuperar e muito sua capacidade pulmonar, conseguinte levar sua vida normalmente, como um não fumante.

Na real mesmo, o que eu penso a respeito disto é: tanto faz a cor do seu pulmão. Se ele estiver, preto, vermelho, rosa, verde ou até azul, se estiver funcionando, acredito que você que é o dono deste pulmão, será o único que não conseguirá vê-lo, logo, pare e viva.

Após a visita ao hospital, todos os participantes informaram para as pessoas que fazem parte do seu dia a dia, que elas terão que ter uma paciência maior com por algum tempo, pois estão parando de fumar.

Este ponto é muito importante. Todos quando vamos tentar largar este vício, temos que informar para as pessoas que nós convivemos, pois, será um momento em que você provavelmente vai ficar mais irritado, seu corpo estará passando por diversas modificações e estas pessoas, terão que apoiar vocês neste período.

Nesta época, 2011, havia no nosso país 25 milhões de fumantes.

Falando sobre o cigarro.

Ontem a noite estava saindo de casa para uma viagem que estou fazendo neste fim de semana e quando estava colocando as malas no carro, lembrei que não tinha mais que colocar “OS pacoteS de cigarro” dentro da mala.

Isto não me pertence mais.

Vitória

#NãoZereOApp

Se você acredita que algum amigo seu possa ver estes meus relatos de um dia sem cigarro e criar coragem para me acompanhar, envia o link deste Blog para ele.

Quem sabe, ele não queira ficar “DEIXANDO DE PEGAR PACOTES DE CIGARRO” comigo e somar mais um nesta guerra.

Minha noite de sono

Esta noite não vou contar por que não sei o que ocorreu, mais no final da noite, meu relógio não contou corretamente o sono, amanhã conseguirei os dados completos.

Amanhã será melhor.

Sensações ruins:

  • Irritação; (Olha, cada vez mais estou pensando em como eu não devo reagir. Acho que está voltando ao normal)
  • Pigarro; (Está diminuindo)
  • Sono durante o dia.

Recompensas:

  • O cheiro que tenho agora é o do meu perfume;
  • Paladar muito melhor;
  • Olfato; (Praticamente um perdigueiro)
  • Não preciso mais tomar vento de manhã na hora de tomar café; (a janela continua fechada, pois não vou fumar)
  • Eu tenho um bolso na calça que era usado pelo maço de cigarro e o Zippo, e o outro que era para o celular; (Ganhei um bolso)
  • Não perco mais meu tempo descendo do escritório para fumar o dia inteiro;
  • Parei de queimar dinheiro;
  • Posso falar perto das pessoas sem que elas se incomodem com meu hálito;
  • Orgulho.

Assine a newsletter e me siga nas redes sociais para receber lembrete toda a vez que houver conteúdo novo aqui no blog.

Se houver alguém que você conheça que possa gostar deste conteúdo, envie um link deste blog para ela, tem um menu de compartilhamento Aabaixo.

Até amanhã.

Bora para o 55° Dia

  1. VARELLA, Drauzio. Centro de Apoio ao Tabagista. CAT Drauzio Varella e o Brasil Sem Cigarro 2/6. 2011. Acessado em: https://youtu.be/QEVZ1ZJODkA. Visitado em 11/05/2019.