E um mês se passou. É Difícil? Sim, é.
Caramba, neste um mês, eu tive muitos problemas. Alguns se solucionaram e outros ainda persistem, mais estou aqui, firme e forte.
Neste mês, eu publiquei 29 posts diferentes, todos escritos por mim, com arte feita no dia. Deu trabalho, mais eu consegui.
Nestes 29 posts havia experiências vividas naquela hora, com o sangue ainda fresco. Vou tentar colocar abaixo, algumas coisas que eu aprendi nestes dias.
Aprendizado
Comecei o primeiro dia dizendo que acreditava que seria mais difícil. Coloquei bastante trabalho no primeiro dia, logo, não tive muito tempo de pensar no que estava acontecendo. No primeiro dia também, acordei e decidi que iria criar o blog, logo, tive que comprar o domínio e começar tudo do zero. Deu certo, do tipo, faz depois vê, mais deu certo. (Para eu que sou virginiano, isto foi um puta aprendizado)
Eu antes de parar de fumar, reforcei na minha cabeça que o período anterior à parada seria muito importante, desta forma, eu diminuí numa velocidade rápida a ponto de ficar o mês inteiro incomodado, com cada vez menos cigarros e literalmente, passando vontade de fumar fumando.
Quando realmente parei, muito do vício comportamental e até o emocional já estava bem trabalhado na minha cabeça, lógico que teve as crises de abstinência, óbvio que sofri e estou sofrendo diversos efeitos da escolha que eu fiz, porém, sei que é passageiro.
Aprendi que todos nós temos algum desafio na nossa vida. Um amigo meu disse para mim:
Cara você tem problema com o cigarro, eu tenho com a comida.
E é verdade, todos temos algo que vai nos jogar na lona, algo que realmente seja difícil para nós e é isto que nos faz acordar cedo e tentar mudar.
Se você tem medo de ficar sem objetivo de vida, a partir do momento que você evoluir, chegarão outros. Os desafios não vão acabar, pode ficar tranquilo.
Há o livro “O poder das metas” que eu li e utilizo em diversos pontos aqui do blog. Se você realmente quer atingir determinado objetivo, trace suas metas da forma correta. Há inúmeros livros que ensinam isto e com certeza você alcançará de forma muito mais rápida seu objetivo. Talvez você até descubra que aquilo que você deseja na realidade não é bom para você.
Resumindo, com metas bem traçadas se ganha muito tempo. Abaixo há um link de um livro que li e utilizei nesta meta 01:
Recaídas. A grande maioria das pessoas que param de fumar, tem recaídas. Mais ou menos 10% das pessoas que tentam, efetivamente conseguem parar de fumar. Inversamente, 90% das pessoas que param de fumar, tem recaída.
Tem que ser firme, já voltei a fumar com cachimbo, cigarrilha, charuto, cigarro de palha. Não existe só unzinho. Entenda que você é fumante e quer parar de fumar. VOCÊ É VICIADO NESTA DROGA, LUTE OU PEREÇA.Não da para continuar abrindo excessões.
Entende porque tem orgulho nas recompensas. Quem para de fumar não é qualquer um. Este é um dos piores vícios que temos e conseguir parar, realmente é para pessoas diferenciadas.
Voltei a correr novamente. Estou lento e fraco “ainda”, logo logo eu melhoro.
Nos sintomas, meu humor estando um saco e o sono está sendo um dos maiores problemas que estou tendo.
Estou acordando mais tarde por conta de noites horríveis de sono. Depois que parei de fumar, não dormi mais como dormia antes, mas beleza, vai passar.
Já utilizava muito meu Apple Watch e agora que tudo está sendo bem registrado por ele, sou “obrigado” a utilizar sempre. Seja com o monitor de sono, seja nas corridas, o app Runkeeper ou o da Nike, ou talvez para registrar as mensagens para o futuro, este cara realmente é bem útil.
E assim, depois de passar o primeiro mês sem cigarro, continuarei sem fraquejar. Sei que ainda estou no período crítico, mas não desistirei.
Sintomas percebidos depois de parar de fumar
Sono, tontura, a língua parecendo uma lixa, irritação, garganta fechando, falta de ar, tosse, acordar várias vezes durante a noite, pigarro, dor no pulmão ao respirar fundo, dificuldade de concentração, prisão de ventre, processo inflamatório, aftas, garganta inflamada, boca seca, aumento do apetite. Está bom né?
Os que passaram com o tempo
Tontura, a língua parecendo uma lixa, garganta fechando, falta de ar, tosse, acordar várias vezes durante a noite, dor no pulmão ao respirar fundo, prisão de ventre, processo inflamatório, aftas, garganta inflamada, boca seca, aumento do apetite.
Quais sintomas ainda estão me irritando
Dificuldade de concentração, sono durante o dia, irritação , pigarro.
Nem todos foram embora, mais irão.
Se você acredita que algum amigo seu possa ver estes meus relatos de um dia sem cigarro e criar coragem para me acompanhar, envia o link deste Blog para ele.
Quem sabe, ele não queira ficar “DAR UM BASTA!!!” comigo e somar mais um nesta guerra.
Olha, esta noite não foi nem das melhores nem das piores, porém, notei que entre o sono profundo e o sono pesado, há uma classificação chamada Sonolento / Repousando. (Juro que nunca tinha visto)
Vou começar a somar os dois períodos, tanto o profundo quanto o Sonolento / Repousando, pois, se olhar no gráfico, é um estágio intermediário.
Desta forma, foram 5h38min ao todo, com duas 2h2min de sono profundo/repousando.
Tive sono durante o dia sim e acredito que eu deva sim juntar estes dois tipos de sono detectados pelo aplicativo.
Sensações ruins:
- Dificuldade de me concentrar;
- Irritação (Ainda está aqui)
- Pigarro;
- Sono durante o dia;
Recompensas:
- O cheiro que tenho agora é o do meu perfume;
- Não preciso mais tomar vento de manhã na hora de tomar café (a janela continua fechada, pois não vou fumar);
- Eu tenho um bolso na calça que era usado pelo maço de cigarro e o zippo, e o outro que era para o celular. (Ganhei um bolso)
- Não perco mais meu tempo descendo do escritório para fumar o dia inteiro;
- Parei de queimar dinheiro;
- Posso falar perto das pessoas sem que elas se incomodem com meu hálito;
- Liberdade;
- Orgulho.
Assine a newsletter e me siga nas redes sociais para receber lembrete toda a vez que houver conteúdo novo aqui no blog.
Se houver alguém que você conheça que possa gostar deste conteúdo, envie um link deste blog para ela, tem um menu de compartilhamento abaixo.
Até amanhã.
Deixe um comentário