Sim, gira gira gira gira e não acaba nunca.

Como é a vida de um fumante

Então você fuma, acredita que tem algum benefício fumando, que gosta de fumar, que escolhe a hora que quer fumar, “SABE” que pode parar de fumar, a hora que quiser. Você é daqueles que, depois que parou de fumar, fala aos 7 ventos que sente “MUITA VONTADE DE FUMAR”, mesmo depois de 10 anos que parou, ainda assim, sente vontade de fumar todos os dias da sua vida.

Se você parou de fumar e ainda sente “vontade de fumar”, talvez você não tenha entendido exatamente o que é fumar. Se você parou de fumar, entenda que tirando tudo o que você realmente ganhou por ter parado de fumar, você “GANHOU” liberdade, como escrito noDia 407.

Quando a pessoa é viciada em nicotina, ela perde o controle e a autonomia de parte da sua vida. O fumante que se mantem com a mesma quantidade de cigarros ou tenta diminuir, ele tem que lutar contra o vício porque, a tendencia do viciado é aumentar a quantidade de cigarros com o passar do tempo.

Para se ter uma noção, vou escrever mais ou menos aqui a quantidade de tempo que um fumante começa a ter uma “coceira” para fumar, vejamos.

Os dados são:

  • 1 dia = 24 horas;
  • 8 horas de sono por dia; (caso durma menos, é só alterar na fórmula)
  • 1 maço de cigarro = 20 cigarros;
  • 1 hora = 60 minutos;
  • X = tempo em que o fumante terá vontade de fumar em minutos.

A conta é assim: X= 60*((24-8)/20)

Logo, vou fazer a conta das quantidades mais comuns que as pessoas fumam e caso a sua não esteja abaixo, faça a conta aí de cima que é fácil. As principais quantidades são as seguintes:

  • meio maço de cigarro por dia igual a 96 minutos;
  • 1 maço de cigarro por dia igual a 48 minutos;
  • 1 maço e meio de cigarros por dia igual a 32 minutos;
  • 2 maços de cigarro por dia igual a 24 minutos;
  • 2 maços e meio de cigarro por dia igual a 19 minutos;
  • 3 maços de cigarro por dia igual a 16 minutos; (Caramba, um cara que fuma 3 maços por dia, tem vontade de fumar a cada 16 minutos. Eu fui este cara um bom tempo)

Com isto, podemos ter mais ou menos a idéia de que um fumante em X tempo, acende um cigarro para não sofrer as crises de abstinência e assim, viver mais X tempo até que novamente, o corpo lhe peça mais nicotina.

Perceba como é agitada a vida de um fumante:

O fumante acorda e acende um cigarro. Depois de 16, 19, 24, 32, 48, 96 minutos, ele acende mais um cigarro porque passou pela cabeça dele que ele deveria fumar. Depois de mais 16, 19, 24, 32, 48, 96 minutos, ele acende outro cigarro. Aí ele fez uma ligação telefônica e acende mais um cigarro para conversar com a pessoa mais a vontade. Depois de mais 16, 19, 24, 32, 48, 96 minutos, ele acende outro cigarro porque começou uma dorzinha de cabeça. Ele sai para almoçar e no caminho do restaurante, acende mais um cigarro (independente do tempo, este cigarro ele fuma todos os dias e é automático para ele) . Quando sai do restaurante, independente de quanto tempo que ele levou para almoçar, a primeira coisa que ele faz é acender mais um cigarro. Passado este cigarro, em mais 16, 19, 24, 32, 48, 96 minutos ele acaba por acender outro cigarro. Este fumante entra numa reunião e não pode sair por 3 horas. Ele faz a reunião e depois, a primeira coisa que ele faz é acender um cigarro. Pronto, começa tudo novamente por mais 16, 19, 24, 32, 48, 96 minutos e depois, mais 16, 19, 24, 32, 48, 96 minutos. Quando sai do trabalho, seja lá quanto tempo for que ele fumou pela última vez, ele acenderá um cigarro porque já faz isto automaticamente todos os dias. Aí chega a hora de jantar, e logo depois do jantar, o fumante acende um novo cigarro. Depois ele acaba discutindo com um amigo e fuma uns 5 cigarros em meio a esta discussão, que durou mais ou menos uns 40 minutos. Pronto, depois da discussão, este fumante acende mais um cigarro em 16, 19, 24, 32, 48, 96 minutos e outro depois de mais 16, 19, 24, 32, 48, 96 minutos. Quando chega a hora deste fumante dormir, ele vai dormir fedido de cigarro, não porque ele não tomou banho, mas porque ele fumou um cigarro para conseguir dormir e recomeçar toda esta jornada novamente no dia seguinte. A vida de um fumante, seja lá em quantos minutos que ele demorará para sentir vontade de fumar, vai fumar sempre neste loop infinito que dura 16, 19, 24, 32, 48, 96 minutos.

O fumante vive neste loop infinito que realmente, somente parará se o fumante morrer ou se ele decidir parar de fumar.

É incrível como os fumantes passam décadas nesta condição e muitas vezes, nem percebem que assim estão. Eu posso me incluir nisto, fumei quase 25 anos, na maioria do tempo, mais de 2 maços por dia e nem me dava conta que isto sim, era muita coisa e que estava ceifando a minha vida, meu dinheiro, minha liberdade, etc.

Com alimentos, sim, vivemos num loop infinito também, em que comemos, passado algum tempo, comemos novamente e passado mais algum tempo, comemos novamente e assim, pela vida inteira, senão morremos. Alimentar o corpo é fundamental para conseguirmos viver. A nicotina não alimenta o corpo, pelo contrário, é um veneno que o fumante ingere no seu corpo, pelo tempo que fumar. Ao contrário dos alimentos, a nicotina não é essencial para se viver, e se o fumante tiver que escolher entre comer e fumar, pode ter certeza que uma boa porcentagem dos fumantes escolherão fumar.

O que o vício te dá quando você acende um cigarro?

Ele te “DEVOLVE” a sua autonomia, a sua sanidade, a sua calma, etc. Escrevi DEVOLVE grande assim, porque enquanto você não era viciado em nicotina, você ja tinha todas estas coisas, sem precisar fumar. Quando você se viciou nesta droga, ela lhe retirou todos os sintomas que você está sentindo com a abstinência e lhe devolve, se você for um bom garoto e fumar pelo tempo que a sua dependência MANDAR você fumar.

Não consigo ver alguém que parou de fumar a bastante tempo, sentir “vontade” de entrar neste loop infinito novamente, mas acontece e muito. Para estes ex-fumantes, envia este texto para ele, talvez ele consiga mudar a forma de pensar.

Escrevi sobre quando acaba a vontade de fumar no Dia 370. Eu acredito que o ex-fumante que não terá recaída, pode até lembrar do cigarro, mas não terá vontade de fumar, justamente por não romantizar o tempo que fumava Dia 165. O ex-fumante que provavelmente não voltará a fumar, já entendeu que a “vontade” na realidade, é só vício mesmo, e caso queira ler mais a respeito, escrevi sobre as fases do fumante noDia 411.

E aí, já parou de fumar? Está se preparando? Conte em qual estágio está aqui nos comentários.

Bora realizar todos os nosso sonhos.

Força aí!!!

Falando sobre o cigarro.

Contente por nem lembrar de cigarro e estar fora deste loop.

#acordeiatempo

Isto não me pertence mais.

Vitória

#NãoZereOApp

Desde 18 de março de 2019:

411 dias sem fumo,

16473 cigarros abaixo,

R$ 8.649 e 68d, 15:18 salvo!

#rumoaos500

Se você acredita que algum amigo seu possa ver estes meus relatos de um dia sem cigarro e criar coragem para me acompanhar, envia o link deste Blog para ele.

Quem sabe, ele não queira ficar “FORA DO LOOP” comigo e somar mais um nesta guerra.

Minha noite de sono

Esta noite eu dormi no total 9h 05min, com 02h 35min na soma de “Sonolento/Repousando” e “Sono Profundo”. Os batimentos cardíacos médios ficaram em 72bpm e a média de ruído foi de 36dB.

Amanhã será melhor.


Assine a newsletter e me siga nas redes sociais para receber lembrete toda a vez que houver conteúdo novo aqui no blog.

Se houver alguém que você conheça que possa gostar deste conteúdo, envie um link deste blog para ela, tem um menu de compartilhamento abaixo.

Até amanhã.

Bora para o 413° Dia