Prever as situações que te atrapalharão, pode salvar a sua parada com o vício.

O que vai atrapalhar?

Olha, quando você parar de fumar, terá vários gatilhos que você pode prever e se preparar para passar por eles. Caso você faça uma preparação e diminua antes de parar, provavelmente começará antes mesmo de parar de fumar, a dissociar parte destes gatilhos por diminuir a quantidade de cigarros diários.

Então saiba, estas situações vão te lembrar de fumar e você já sabendo disto, pode escrever qual será a sua reação.

Hoje vou escrever somente sobre o item 2 da Meta Parar de Fumar, que consiste em identificar quais são estes gatilhos que te farão voltar a fumar. No próximo post desta meta, informarei como você fará para trabalhar estes gatilhos, a fim de diminuir a quantidade de decisões que você terá que tomar nas crises de abstinência e consequentemente, a sua chance de recaída.

Quando eu escrevi a minha lista, escolhi somente 5 itens que eu acreditei que realmente fosse me atrapalhar e a lista foi:

  1. Vontade louca de fumar (5 minutos);
  2. Falar com pessoas enquanto fuma;
  3. Ver outras pessoas fumando;
  4. Ver o carro da frente fumando;
  5. Cheiro do cigarro.

Parece bem boba esta lista, mas olha, era legítima (para mim). Eu escrevi ela antes de parar e esta lista realmente estava bem diminuída porque nesta época, eu já estava fumando menos de 10 cigarros por dia, logo, aquele fumar para “tudo” já não estava mais assim tão “tudo”.

O item 1 foi inserido por conta das crises de abstinência que todos nós teremos (e que resolve 90% de tudo); O 2º item eu coloquei porque geralmente, conversando com alguém, fumava um cigarro atras do outro e mesmo diminuindo o número de cigarros, me segurava demais conversando com as pessoas para não acender mais do que eu poderia; No 3º item, eu inseri porque geralmente via alguém fumando e já acendia um cigarro junto; O 4º item foi engraçado. Nesta vez eu só ri, mas da última vez que eu parei de fumar, alguém dentro do carro da frente (no trânsito de SP) acendia um cigarro e eu começava a me retorcer dentro do meu carro, porque eu não poderia fumar. Inseri este item e quando eu parei desta vez, lembrava a minha reação e ria, só isto; O 5º e último item era o cheiro e sim, toda a vez que eu sentia, também me fazia acender um cigarro.

Estes foram as situações que eu acreditei que fosse me atrapalhar no início da parada. Acredito que escrever eles e usar o próximo tópico da Meta Parar de Fumar, vai te ajudar bastante, usando assim o poder de prever as situações que vamos enfrentar. (Dia 249)

Recomendo, caso ainda fume, anotar o que te motivou a fumar o cigarro que vou está fumando agora e caso já tenha parado e quiser fazer esta lista, o que te lembra o cigarro. Escreva tudo e depois você perceberá que conseguirá juntar vários motivos, por serem muito parecidos.

Desta forma, no próximo post da meta, trabalharemos a transformação que faremos com estes motivos/gatilhos/situações ou o que você quiser chamar.

Já parou de fumar? Está se preparando? Conte em qual estágio está aqui nos comentários.

Bora realizar todos os nosso sonhos.

Força aí!!!

Falando sobre o cigarro.

Estou rindo até agora do carro da frente.

#acordeiatempo

Isto não me pertence mais.

Vitória

#NãoZereOApp

Desde 18 de março de 2019:

405 dias sem fumo,

16237 cigarros abaixo,

R$ 8.525 e 67d, 15:42 salvo!

#rumoaos500

Se você acredita que algum amigo seu possa ver estes meus relatos de um dia sem cigarro e criar coragem para me acompanhar, envia o link deste Blog para ele.

Quem sabe, ele não queira ficar “RELACIONANDO O QUE ATRAPALHA” comigo e somar mais um nesta guerra.

Minha noite de sono

Esta noite eu dormi no total 5h 57min, com 00h 28min de “Sonolento/Repousando”. Os batimentos cardíacos médios ficaram em 77bpm e a média de ruído foi de 37dB.

Amanhã será melhor.


Assine a newsletter e me siga nas redes sociais para receber lembrete toda a vez que houver conteúdo novo aqui no blog.

Se houver alguém que você conheça que possa gostar deste conteúdo, envie um link deste blog para ela, tem um menu de compartilhamento abaixo.

Até amanhã.

Bora para o 407° Dia