Você realmente trocará a sua liberdade para ser OBRIGADO novamente a fumar pelo resto da vida?

A recaída pode acontecer

Então você conseguiu parar de fumar e está vivendo muito bem sem o cigarro, até que algo vira na sua cabeça e aquele pensamento ruim, começa a crescer e você não o poda como descrito no Dia 395, fazendo com que você acabe recaindo.

Olha, esta história de recaída, tem tantas vertentes e variáveis, que acredito que ser infinitos os motivos que podem fazer com que você recaia, sendo este aí de cima, apenas um dos cenários. Para se ter uma idéia, você pode recair por estar feliz demais, estar triste demais, por ver alguém fumando, por estar sozinho, por ter passado por uma grande perda, por ter adquirido autoconfiança demais, fadiga, doença, por testar o seu autocontrole, uso de outras drogas, problemas no trabalho, etc.

Ela ocorre quando você não consegue enfrentar uma determinada situação de forma satisfatória, geralmente por falta de repertório ou cuidado, acarretando assim na recaída.

Quando eu escrevi que não existe somente unzinho (Dia 386), significa que eu já recai desta forma e aprendi a lidar com este erro. Provavelmente, se eu continuar atento, não cairei novamente neste mesmo erro. Há inúmeros exemplos neste blog de como recair e experiências que você pode ler e aprender, sem necessariamente, ter que passar por estas experiências, como por exemplo: Dia 395 – 16/04/2020 – Não duvide da sua decisão, Dia 393 – 14/04/2020 – Não guarde cigarro, Dia 379 – 31/03/2020 – Não teste o seu autocontrole, etc. Estes exemplos foram somente esta semana. Há mais de um ano deste blog publicado, havendo centenas de experiências vividas ou replicadas aqui.

Somente para constar, o hábito da leitura nos proporciona adquirir experiência sem necessariamente ter que viver determinada situação, portando, corte caminho e leia todo este blog.

A grande maioria dos ex-fumantes, tem sim recaídas, e eu acredito que é o repertório que o ex-fumante adquire, que faz ele recair ou não. Quando o ex-fumante para de fumar a primeira vez e fica um ano sem fumar, ele adquire aquela experiência e aprende mais ou menos, como o seu corpo reage nas crises de abstinência, aprendendo a lidar com este tipo de situação.

Se este ex-fumante parar de fumar novamente, ele já sabe mais ou menos o que vai acontecer, pois ele já viveu isto e já incorporou esta experiência ao seu repertório. Com o tempo e caso ele realmente queira ficar sem fumar, vai se expor a novas experiências e vai aprendendo com elas, aumentando cada vez mais o seu repertório e assim, vai ficando cada vez mais forte, contra este vício.

Mas com a experiência que você acumulará, provavelmente “saberá” passar por novas situações que não lhe farão voltar, e assim, ganhará “repertório”.

A grande jogada depois e tudo isto, é realmente entender que o vício do cigarro é uma enorme armadilha e que ele não vai lhe acrescentar nada, mais isto será tema de um novo post.

Há uma solução que você pode tentar usar, caso você queira realmente fumar “apenas um cigarrinho”. Fale para você mesmo:

Se eu fumar este cigarro, acabarei sendo OBRIGADO A FUMAR PELO RESTO DA MINHA VIDA.

É isto o que acontece quando você é fumante. Você é OBRIGADO a fumar todos os dias, todas as horas, mesmo quando não quiser mais, estiver enjoado, doente, com a garganta inflamada e mesmo assim, irá fumar e sentir a garganta doendo, porque você é viciado.

Se você que é fumante discorda disto, coloca aqui nos comentários o que você realmente acha, mas antes disto, fica 2 dias fumando normalmente e dois dias sem fumar, por 2 meses. Aí conversaremos sobre ser OBRIGADO OU NÃO A FUMAR.

A pessoa que quer fumar somente naquela festa, naquele encontro, etc, ela não quer voltar a fumar, ela só quer fumar naquela hora. O problema é que quando ela coloca a nicotina para dentro do seu corpo novamente, provavelmente você acabará fumando mais que um e não conseguirá se controlar, voltando assim com que você acabe se viciando novamente.

Esta droga tem um poder imenso sobre o viciado e com toda a certeza, você conseguirá parar de fumar. Com toda a certeza também, você não conseguirá conviver e administrar o vício, sem se viciar novamente.

Desta forma, a frase: “Se eu fumar este cigarro, acabarei a sendo “OBRIGADO A FUMAR PELO RESTO DA MINHA VIDA.”, é sim verdadeira.

Vamos acumulando distância deste vício (Dia 377), criando o nosso repertório, mantendo nossa mente no lugar certo e longe das distrações.

Já parou de fumar? Está se preparando? Conte em qual estágio está aqui nos comentários.

Bora realizar todos os nosso sonhos.

Força aí!!!

Falando sobre o cigarro.

Nada, sem pensar em cigarro hoje.

#acordeiatempo

Isto não me pertence mais.

Vitória

#NãoZereOApp

Desde 18 de março de 2019:

396 dias sem fumo,

15876 cigarros abaixo,

R$ 8.335 e 66d, 03:36 salvo!

#rumoaos500

Se você acredita que algum amigo seu possa ver estes meus relatos de um dia sem cigarro e criar coragem para me acompanhar, envia o link deste Blog para ele.

Quem sabe, ele não queira ficar “SEM RECAIR” comigo e somar mais um nesta guerra.

Minha noite de sono

Esta noite eu dormi no total 6h 16min, com 03h 10min na soma de “Sonolento/Repousando” e “Sono Profundo”. Os batimentos cardíacos médios ficaram em 74bpm e a média de ruído foi de 35dB.

Amanhã será melhor.


Assine a newsletter e me siga nas redes sociais para receber lembrete toda a vez que houver conteúdo novo aqui no blog.

Se houver alguém que você conheça que possa gostar deste conteúdo, envie um link deste blog para ela, tem um menu de compartilhamento abaixo.

Até amanhã.

Bora para o 398° Dia